Cisne - Eleonor Hertzog

| |
Boa tarde a todos!!!

Hoje, venho falar de um livro incrível que eu li em setembro do ano passado. O livro "Cisne", escrito por Eleonor Hertzog, dá início a série Uma Geração. Todas as Decisões. Foi uma das minhas melhores leituras de 2013 e estou louca para ler a continuação... Dependendo do tempo, pretendo relê-lo ainda esse ano.
Demorei para resenhá-lo né?! Acredito que agora poderei fazer uma resenha que faça jus ao livro, já que acabou a correria com TCC e tudo mais. Gente, que livro excelente!

Curiosos?! Então, vamos lá...



Cisne se passa em um planeta Terra "futurista", no ano de 355. Com o avanço da ciência, as guerras e principais doenças da humanidade foram combatidas. Existe apenas um idioma e uma moeda é utilizada em todo o planeta. Novas cidades também foram descobertas. Um Conselho, com diversas outras partes e divisões é o governante do planeta atualmente.
Após o término do Ensino Básico, existem escolas avançadas, onde a melhor delas é Champ-Bleux.
Outro planeta, chamado Tarilian, foi descoberto. Os tarilianos e os terráqueos nutrem uma velha rivalidade, já que os tarilianos possuem a ciência mais avançada.
Os tarilianos são bem parecidos com os terráqueos. As diferenças visíveis são quanto ao fato de sempre possuírem cabelos e olhos castanhos e suas orelhas também são diferentes.
O livro tem como protagonistas a família Mellbourne. Formados em Champ-Bleux, Doris e Henry são biólogos marinhos (mais famosos da Terra) e pode-se dizer cientistas também. Eles tem vários filhos: Teo e Ted, que são os gêmeos mais velhos; Tim e Tom, que também são gêmeos; Pam, Lis e ainda Bobby, que é o caçula. O casal ainda adotou Peggy.
Eles moram em um veleiro solar, chamado Cisne e, junto com os filhos, são a tripulação. Me diverti muito com Tim e com suas piadas e brincadeiras. Além disso, as ''brigas'' entre os irmãos também são engraçadas.
Praticamente todos os Mellbourne são loiros e fortes. Peggy tem um passado cheio de segredos e algumas habilidades, ela é inteligente, destemida e sempre é capaz de chegar as conclusões certas. Henry e Doris também tem habilidades.
Os filhos resolvem fazer os testes para entrar em Champ-Bleux (apenas Bobby fica de fora por não ter idade suficiente para entrar). Os estudos duram dez anos e os selecionados devem ficar no mínimo cinco anos na escola.
A partir do momento em que eles recebem o resultado, inúmeras surpresas começam a aparecer.


Como eu amei esse livro! Acho que não tenho nem como descrever... Apesar de ser um livro grande, que de cara pode assustar (eu particularmente me sinto atraída por livros maiores), a autora soube escrever a história de forma atraente, não cansando o leitor em momento algum.
São 832 páginas de pura emoção, que são impossíveis de largar. Com todas as informações necessárias e um excelente gancho para o próximo livro.
No universo de Cisne, existem humanos normais e os chamados mentais, que possuem habilidades. Há também a existência de casas (como se fossem palácios onde vivem as famílias), chamado Casas de Meditação. Essas casas são presentes em Tarilian, mas existem também na Terra. As habilidades das famílias dessas casas são chamadas Habilidades de Linhagem.
Não entrarei muito em detalhes para não correr o risco de dar spoilers...
O livro mostra uma certa rivalidade entre cientistas e repórteres e, em certo momento, o Cisne recebe alguns convidados, como um repórter chamado Jean, que pode-se dizer quepassa a ser personagem fixo no livro e dois cientistas tarilianos.
Algo que me incomodou no início da leitura foi a falta de travessões em algumas partes, mas isso foi apenas no início. Após ingressar realmente na leitura, você nem percebe esse problema.
Amei os personagens da família Mellbourne. É impossível não rir com Tim, não se afeiçoar a Peggy.
Amei a forma como a família interage entre si, a conexão que eles tem um com o outro.
Fiquei com ''um pé atrás'' com o Doutor Henry. O tipo de homem que se impõe e faz tudo do jeito que acredita ser correto. Algumas atitudes dele me deixaram em dúvida sobre sua ética e achei desde o início que ele escondia algo. Amei descobrir o segredo, kkk.
Escrever a resenha desse livro tornou-se um enorme desafio. Sempre que começava sentia que não estava escrevendo algo a altura desse livro. Tentei ao máximo não dar nenhum spoiler e não me aprofundar em assuntos que são legais de descobrir na leitura.
Cisne foi um dos melhores livros que li ano passado e estou louca para ler Linhagens!
Espero que agora tenha conseguido expressar o quão maravilhoso ele é e o quanto ele merece ser lido. Não se assustem com o tamanho, é impossível largar e a leitura passa rápido.

Espero que tenham gostado...
Beijinhos



2 comentários:

  1. Oi Tify! Tudo bem?
    Eu também li Cisne e Linhagens e, como você sabe, os livros se tornaram favoritos.
    Eles são maravilhosos! Esse mundo que a autora criou é incrível!
    A Peggy e o Tim são demais mesmo! No segundo livro da série tem muito mais coisas sobre a Peggy e o passado dela.
    Olho para eles na estante e sinto orgulho de ter lido livros tão grandes e que foram tão bons de ler.
    *-*
    Sua resenha ficou muito boa e, acredite, tive a mesma opinião sobre o Henry quando li Cisne. KKKKKKK
    Beijos!
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edu..
      Ah! Eles merecem ser favoritos! kkk
      A série é incrível e, mesmo tenho lido apenas o primeiro, já sei que só melhora.
      Estou louca para ler "Linhagens"!!!!
      São mesmo! Dei muitas risadas, fiquei ansiosa....
      Obrigada Edu.

      Beijos

      Excluir