Sem Limites - Lya Gallavote

| |
Boa tarde a todos!

Tudo bem com vocês?
Hoje trago a resenha de um livro ao qual participei do Book Tour. Trata-se do livro "Sem Limites", de Lya Gallavote, lançado de forma independente e vendido pela Amazon.


Vamos lá?

O livro conta a história de Lucas, um garoto de 15 anos, que vêm de uma família pobre, na qual sua mãe trabalha como faxineira, ele tem um irmão de 10 anos e o pai é dependente químico.
Após muito esforço, com muita ajuda de sua mãe, Lucas conseguiu entrar em um renomado colégio em São Paulo.
Ele entrou no colégio com o objetivo de aproveitar o Ensino Médio para ter uma vida diferente. Ele quer estudar muito e tornar-se um engenheiro mecânico, melhorar as condições financeiras de sua família.
Lucas chega nessa nova escola sabendo que seu universo mudou, mas espera ser bem recebido. O que ele não esperava é ser agredido por um menino que nunca viu na vida e ir ao chão logo nos primeiros minutos em seu novo colégio e virar motivo de piada para a escola inteira. O agressor, Marcelo, parece ser o líder da escola e saiu sorrindo do acontecido.
A única pessoa que oferece ajuda a Lucas é Renata, uma menina meiga que, segundo ele, é a menina mais linda que ele já viu.
Não preciso dizer que pinta um clima né?! Só que Lucas nem tem tempo para pensar nisso.
Assim que chega na sala, dá de cara com seu agressor e Lucas tem certeza de que seu pesadelo está apenas começando...


Comecei a ler Sem Limites sem saber o que esperar. Sempre procuro ler apenas trechos, ou a primeira frase da sinopse, para não correr o risco de pegar spoiler.
A primeira coisa que pensei quando recebi esse livro foi: Como lerei esse livro tão rápido em época de provas?
Sim, eu me assustei com o tamanho. Susto esse que se evaporou assim que vi a diagramação do livro.
O livro traz uma fonte em excelente tamanho, com um excelente espaçamento e folhas amareladas. A capa é bonita e condiz com o que o livro transmite.
O livro traz uma história sobre bullying, que acontece de forma gratuita, que vai além do cotidiano escolar e ultrapassa qualquer limite tolerável. Assim que conheci Marcelo fiquei pensando como um menino pode ser um ser humano tão desprezível.
Várias vezes senti vontade de entrar no livro e bater em Marcelo. Não consigo nem descrever o sentimento de asco que esse personagem me passou.
Porém, Sem Limites não é apenas um livro sobre bullying. Ele mostra força de vontade e superação, além de problemas familiares e as diferenças sociais.
A narrativa da autora é muito boa e extremamente fluida. Lya consegue tratar de um tema pesado e delicado, envolvendo o leitor e conseguindo transmitir aquela esperança de que será possível o bem dar a volta por cima.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite ter uma ampla visão de todos os acontecimentos. A leitura é intensa. Praticamente conseguia sentir os personagens passavam. 
Os personagens são bem construídos e nos despertam os mais variados sentimentos de acordo com suas ações.
Lucas é um menino fofo e é possível perceber sua perseverança e o quanto a família é importante para ele. Confesso que, em algumas partes, quis dar uma sacudida nele para ver se ele fazia algo contra Marcelo. Não suportei ver a forma como ele era tratado.
Renata é uma personagem forte e até um pouco impulsiva. Gostei dela desde o início. Com certeza, ela e Lucas se complementam.
O irmão de Lucas, Felipe, é um fofo também. E muito maduro apesar da pouca idade.
Sem Limites nos trasmite todas as sensações possíveis, como raiva, asco, pena... É incrível como, muitas vezes, as pessoas más acabam se dando bem e os que sofrem, passam a vida com medo até da própria sombra.
Claro que, no meio de tudo, consegui suspirar com Lucas e Renata. É incrível como a Lya colocou temas tão densos em um livro e ainda conseguiu dar um toque de romance.
Recomendo muito a leitura.

Espero que tenham gostado...
Beijinhos


2 comentários:

  1. Olá, espero que não se importe mas te indiquei na TAG Na Sua Estante
    Lindo seu blog, aguardo uma visitinha no meu ;)

    ResponderExcluir