Coração de Tinta - Cornelia Funke

| |
Bom dia a todos!

Hoje trago a resenha do livro "Coração de Tinta", primeiro volume da trilogia Mundo de Tinta, escrito por Cornelia Funke.
Ganhei esse livro em um amigo secreto que participei, da Ordem dos Blogueiros. E, quando vi que era ele, não pude conter os pulos e gritos de felicidade... 


Coração de Tinta é um livro sobre a leitura, sua mágica e paixão.
Nele, conhecemos Meggie, uma garota de doze anos que vive com o pai, Mortimer (Mo), desde que sua mãe desapareceu de forma misteriosa quando ela tinha apenas três anos.
Meggie aprendei a amar os livros por causa do pai. Mo é um restaurados de livros ou melhor, um médico de livros, que tira as capas doentes e dá roupas novas a seus pacientes, remove as traças e os renova.
Meggie herdou esse mesmo carinho e paixão pelos livros.
A única coisa estranha é que Mo jamais lê em voz alta, por mais que Meggie insista e ela não entende o motivo disso. Segundo Mo, isso ocorre simplesmente porque não gosta e a ensinou a ler seus próprios livros logo cedo em razão disso.
Porém, isso não é verdade. Mo esconde um segredo. E esse segredo começa a ser revelado quando, em uma noite chuvosa, um homem aparece à porta de Mortimer .
Seu nome é Dedo Empoeirado e parece conhecer Mo há muito tempo. Sem simpatizar muito com Dedo Empoeirado, Meggie ouve a conversa dos dois e descobre que um tal de Capricórnio, que parece ser um homem muito perigoso está atrás dele e, outra coisa que Meggie estranha é o fato do pai ser chamado de Língua Encantada.
Na manhã seguinte, Mo foge com Meggie sem dar explicações e é aí que a verdadeira aventura começa.
Aos poucos vamos entendendo junto à Meggie o perigo em que eles estão envolvidos. Descobrimos que Capricórnio não está apenas em seu encalço, mas que seus planos colocarão diversos personagens de outras histórias também em perigo.
À medida que embarcarmos nessa aventura com Mo e Meggie, vamos conhecendo outros personagens encantadores, como Elinor, a colecionadora de livros, Farid, o ladrão, Resa, a criada de Capricórnio e Fenoglio, o autor de Coração de Tinta. Claro que, sem esquecer Dedo Empoeirado.
Em meio a sequestros, fugas e leituras em voz alta, conhecemos as razões de Mo manter o livro em seu poder e também o porque Dedo Empoeirado apareceu novamente após tanto tempo. Ah! Meggie também terá um importante papel nessa história.

Cornelia Funke nos permite viajar para diversos universos fantásticos. Encontramos diversos personagens, de inúmeras histórias que saíram de dentro das páginas e vivem em nosso mundo, como os de “Ali Babá e os quarenta ladrões”, “Peter Pan” e muitos outros.
É narrado em terceira pessoa e tem ilustrações ao início e final de cada capítulo, que nos permite visualizar um pouco do que acontecerá. A cada início de capítulo também existem citações de diversos livros, que também nos dão dicas do que pode acontecer.
Amei a capa, a diagramação, tudo nesse livro!
É um livro mágico e todos deveriam lê-lo. A trilogia é formada por "Coração de Tinta", "Sangue de Tinta" e "Morte de Tinta". Ainda não li o segundo, mas tenho certeza de que irei amar!
É perfeito!

Espero que vocês tenham gostado...
Por hoje é só...

Beijinhos

18 comentários:

  1. O filme é maravilhoso, o livro parece ser bem melhor, vou incluir na minhas metas de leitura para esse ano.. adorei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  2. É uma das séries que mais tenho vontade de ler, e ainda não consegui essa proeza.
    Todo mundo fala muito bem do livro e só leio resenhas lindíssimas acerca dele.
    Claro que fico doida, né?

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ralei muito para comprar os livros. Por sorte, ganhei o primeiro =D
      É muito bom, estou louca pra ler os outros.

      Beijos

      Excluir
  3. Esse livro é realmente lindo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o filme desse livro, uma pena que não fizeram as continuações, o filme ficou legal ^^
    Pretendo ler o livro logo, com certeza é melhor que o filme

    ResponderExcluir
  5. É perfeito sim!!! <3
    Li os três livros em sequência porque precisava saber o que ia acontecer... Simplesmente mágico, cativante... E que me fez amar ainda mais esse "dom" que tenho que é escrever!

    Ótima resenha, Tify!! Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consegui ler em sequência pois não achava para comprar. Demorou um tempinho para conseguir os outros.
      Agora estou louca para saber o que vai acontecer.

      Obrigada Lu
      Beijos

      Excluir
  6. Eu assisti o filme e, apesar de ter gostado um pouco, achei meio fraquinho, esperava mais.
    Só fiquei sabendo que tinha livro mtu tempo depois e fiquei curiosa, já que 99,999% das vezes, os livros são melhores que os filmes :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse é o meu tipo de história. Tenho certeza que se ler vou me apaixonar. Na verdade já sou apaixonada por essa história pelo que vi no filme, mas tenho certeza que o livro será ainda melhor!!

    Quero muito essa trilogia, mas vou esperar até a bienal do livro pra ver se consigo por lá a um preço mais barato, ou talvez compre pra mim de presente de Natal! ^^

    Beijusss;
    Tem post novo nos dois blogs:
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom!
      Compre sim! eu paguei em torno de 36,00 nos outros dois volumes...
      Beijos

      Excluir
  8. Ai sim Tify! Essa trilogia ta prometendo hein hehe
    E voce tem uma Tag!

    http://www.tenerdificando.com.br/2013/06/tag-alfabeto-literario.html
    Até mais \o

    ResponderExcluir
  9. Estou muito curiosa para ler Coração de Tinta, desde que assisti ao filme. A atmosfera da estória me cativou bastante, de uma maneira que é pouco usual nos livros atuais - me fez lembrar um pouco Nárnia e contos fantásticos do gênero. Gostei bastante da sua resenha, atiçou ainda mais a minha curiosidade (principalmente com relação à diagramação e as gravuras).

    Beijos!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir