Bom dia a todos!!!
Hoje trago a vocês a resenha do livro "As Faces da Luz", livro que dá início a trilogia Arcantatys, da autora Tatiane Durães. Recebi esse livro da parceria com a autora. O meu exemplar é da editora Catavento, mas o contrato com essa editora foi encerrado, e o livro está mudando de editora.
Vamos conhecer essa história incrível?
O livro conta a história de Tayara, uma garota de 21 anos que vive com a mãe, Sônia, em uma reserva ambiental no interior de São Paulo. Ela vive uma vida comum, canta em uma banda com seus amigos e gosta de se divertir. Sua mãe ama plantas e cuida delas como ninguém.
Certo dia, elas recebem a notícia de que um lobo foi visto nos arredores da reserva. Tayara passa a ver olhos amarelos na floresta. Agora, imaginem a surpresa delas, quando encontram o misterioso lobo em sua cozinha?
Por incrível que pareça o imenso lobo não as ataca, mas as força a atravessar um misterioso portal... A partir daí, a vida das duas vira de ponta cabeça.
Tayara e Sônia são surpreendidas por um mundo que acreditavam não existir. Elas são levadas Aodh, um elfo, a uma aldeia chamada Haesbaert.
Aodh as leva até o rei Cedric e descobrem a razão para terem ido para a aldeia. Na verdade, Sônia não é uma humana normal, ela vem de uma linhagem real de elfos e, que Tayara, carrega em si magia, porém não é possível identificá-la.
Tayara fica extremamente confusa... Isso, sem contar, o fato de que parece que acabou de conhecer o amor de sua vida.
Ela passa a ter sonhos com uma misteriosa ruiva e descobre ser a reencarnação de Agatha, uma das mais poderosas bruxas de Arcantatys.
Tayara se sente muito atraída por Aodh, mas ele tenta negar a atração, já que bruxas são inimigas dos elfos.
Ela descobre que existe uma maldição lançada por Agatha em Aodh, que o faz sentir-se atraído por ela.
Inúmeras aventuras terão início... A busca pela quebra da maldição, pelo livro de feitiços, entre outras, que vocês devem ler para descobrir.
Amo livros de fantasia e sabia que iria gostar de As Faces da Luz logo que o vi.
A capa é maravilhosa e chama muito a atenção. O livro traz páginas amareladas, fonte em bom tamanho e uma diagramação super bonita, conforme vocês podem ver na imagem.
A narrativa da autora é muito agradável e faz com que a leitura flua rapidamente.
Gostei muito dessa mistura de seres presentes em Arcantatys. No livro, nos deparamos com ogros, bruxas, elfos, vampiros, dragões, etc.
É possível observarmos a questão da tolerância entre as diversas espécies. Um exemplo disso, é Tayara que é uma ‘’bruxa negra’’ e, como tal, representa uma grande ameaça para alguns elfos, portanto é constantemente alvo do ódio de alguém. Outro exemplo é o fato de todos os vampiros serem considerados inimigos, seres maus...
Nesse ponto, a autora apresenta personagens que mostram que o exterior, seus poderes, não os definem. Eles são muito mais que isso.
O livro traz diversas aventuras e diversas cenas de romance.
A maior parte do livro é narrada por Tayara. Gostei muito da protagonista tentar reparar coisas que Agatha fez de mal no passado. Ela se mostra muito mais forte do que todos pensam.
O temperamento dela me rendeu boas risadas em algumas cenas... Ela, apesar de ser uma bruxa, pensa bastante como humana e age de forma impulsiva.
Achei que alguns personagens mereciam mais destaque, mas acredito que conheceremos mais sobre eles nos próximos livros...
Aodh, o amor de Tayara, em minha opinião, é um idiota. No início, até gostei dele, mas isso se transformou quando vi a forma como ele age. Aodh não tem coragem de assumir o que quer, faz tudo em nome da honra e do dever, não importando quem ele pode magoar e isso me incomodou demais.
Fiquei encantada por Edwin, Ariosto e a princesa Aagje. Edwin tenta se redimir a todo o custo e, com Aagje, ele mostra o que tem de melhor. A princesa é uma pessoa muito amiga e com um grande senso de justiça. E Ariosto, o lobo (na verdade, lobisomem) que guia Tayara e a mãe até a aldeia, é um amor... Como eu amei esse personagem. Não consegui evitar sentir vontade de um relacionamento romântico entre ele e Tayara. Eu ficava pensando: Por que você vai atrás do Aodh, se o Ariosto está por perto? Kkk
Reagan é um elfo que entra na história para dar um toque de confusão... Gostei dele, mas não é um personagem que se destacou.
Uma personagem que me incomodou demais, foi Sônia. Ela me pareceu extremamente submissa (não sei se essa seria a palavra), que ficou muito confortável com sua posição e ponto. Senti vontade de entrar no livro e lhe sacudir, tipo: Acorda mulher!
Não sei explicar, em alguns momentos, me pareceu que ela esquecia que era mãe.
Existem outros inúmeros personagens na história, que valem a pena conferir...
Tem muita coisa que não posso comentar para não dar spoiler mas, As Faces da Luz é um livro que merece ser lido. Cheio de fantasia, romance, aventura, com direito a lutas e confusões.
E aquele final?! Fiquei me perguntando: Onde está a continuação?!
Ele termina de forma bombástica e, com certeza, estou ansiosíssima para ler a continuação, As Faces das Sombras.
Gente leiam esse livro! É incrível! Recomendadíssimo.
Oi Tify,
ResponderExcluirMenina! Que resenha fofa!!! :3 Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado de Arcantatys, dos personagens.
Sobre a continuação, agora com uma nova editora, pode ser que demore um pouquinho, mas a história está escrita, só estou revisando. bjs
Oiii Tatiana!
ExcluirFico muito feliz feliz que tenha gostado!
Eu amei demais o mundo de Arcantatys! De verdade! =D
Ah! Esperarei ansiosa pela continuação! kkk Tenho certeza que irei amar!
Beijos
Olá, Tudo bem ?
ResponderExcluirEu me encantei pelo sinopse , o livro parece ser ótimo ♥ . Sua resenha foi bastante esclarecedora, Ótima . Como eu consigo o livro ?
Beijos ,
Gleyce Garcia .
http://ps-believeandlive1.blogspot.com.br/