A Diferença que Fiz - Gutti Mendonça

| |
Bom dia a todos!!!

Tudo bem?
Hoje trago a resenha do livro "A Diferença que Fiz", do autor Gutti Mendonça, lançado pela editora Generale. O livro foi recebido em parceria com a editora.


Vamos lá?


O livro conta a história de Arthur Zanichelli, um jovem extremamente rebelde, rico, que não se importa com ninguém. Zani (como gosta de ser chamado) culpa seu pai, o dr. Guilherme, pela morte da mãe. 
O relacionamento dos dois vai de mal a pior. Arthur sempre se mete em confusão. Até que, uma noite, sua rebeldia vai além dos limites. Arthur acaba atropelando uma pessoa.
Isso é a gota d'água para Guilherme... Ele não aguenta mais livrar Arthur de suas confusões. É então que ele decide tomar uma atitude, uma última ''punição". Arthur deverá sair de Zankas e ir para a cidade de Pinheiros do Sul, onde irá ficar em um hospital. No Hospital Santa Lúcia, que trata de crianças carentes com câncer, Arthur deverá fingir estar doente e será tratado como tal. A missão de Arthur é ajudar as crianças internadas a passarem por esse período tão difícil. Porém, uma pisada na bola e Zani seria expulso do hospital, ficando sozinho, levando a vida como quisesse.
Claro que, chegando lá, Arthur nem se importa com ninguém e trata todos da maneira mais grosseira possível.Ao completar dezoito anos, estará por conta própria.
Aos poucos, com pequenos gestos, a visão de Arthur vai mudando e ele passa ver um outro lado da vida.


"A Diferença que Fiz" é um livro maravilhoso! São 480 páginas que fluem como se fossem 100. É impossível largar o livro depois de começar.
Já li os dois outros livros do autor ("O Preço de Uma Lição" e "Mais uma Chance"), aos quais ele escreveu em parceria com Federico Devito e é notável o amadurecimento da narrativa. 
A narrativa é feita em terceira pessoa, com foco no dia-a-dia do personagem Arthur. Todas as cenas foram muito bem construídas e a leitura flui muito, mesmo com o tema pesado.
Os personagens são encantadores... Não tem como não rir com as crianças, principalmente Luca e Tiago, meninos curiosos e muito fofos. Luca quer saber o significado de tudo, por menor que seja a coisa.
É possível perceber que, mesmo que Arthur seja uma pessoa mal educada, grosseira, ele é uma boa pessoa. Ele apenas estava perdido e não sabia que rumo tomar. Ele usa a grosseria para afastar as pessoas.
No hospital, ele vê um outro lado, pessoas lutando pela vida, cada uma com sua história... É impossível não ver o crescimento de Zani ao longo do livro.
Com certeza, os personagens roubaram meu coração. Não consegui não me emocionar acompanhando a história deles.
Outros personagens cativantes são Yasmin e Sara. Yasmin conseguiu fazer com que Arthur se abrisse aos sentimentos. Sara, que teve uma vida tão sofrida e mesmo assim, tinha seu lado inocente.
O livro tem um pouco de romance, apesar de não ser o foco. É mais uma lição vida, uma reflexão.
Foi um livro que mexeu muito comigo, fez com que eu me emocionasse, sofri e ri juntos aos personagens.
Ah! E uma coisa muito legal, dois personagens de "Mais uma Chance" fazem uma breve aparição nesse livro! Adorei!
Quanto a capa e diagramação, ambas estão lindas! Eu gostei muito da capa logo de cara mas, ao ler o livro, ficamos sabendo seu significado, o que nos faz gostar mais ainda. A diagramação está linda, com letras em ótimo tamanho e páginas amareladas.


Creio que será um dos melhores do ano. Vale muito a pena! Super recomendado!

Espero que tenham gostado...
Por hoje é só...
Beijinhos


2 comentários:

  1. Oi!!
    A história me parece ser recheada de drama, mas é interessante isso de Arthur ter que ajudar na cura de crianças com câncer. Eu geralmente tento ficar longe de livros com temática como essa, mas esse parece ser muito interessante.
    Gosto quando acompanhamos o crescimento do personagem e pelo visto Arthur vai evoluir ao se deparar com uma realidade bem difícil. Quem ler esse livro já deve se preparar para fortes emoções.
    Adorei conhecer o livro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Sim! É muito interessante.
      A mudança do personagem é notável, muito agradável de acompanhar.
      Sim, tem que se preparar. Tem cenas de partir o coração.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos

      Excluir